por Silvio Meira

tudo é software…

t

flight_delay.jpg…e quando o software falha, tudo para, ou fica muito pior. uma falha no software responsável pela gestão dos planos de vôo, nos EUA, causou horas de atraso, ontem [terça]. um centro de processamento de dados em atlanta saiu do ar e sobrecarregou um outro, em salt lake city, que ficou sozinho tomando conta do tráfego aéreo de uma boa parte dos estados unidos.

a gente conhece este assunto de perto aqui em pindorama. lá, o problema foi administrativo; quem não estava no ar não podia decolar. aqui, a gente vê o problema não só na administração [fiquei 2h no recife esperando que a aprovação de um plano de vôo, outro dia, e me disseram que a razão da demora era a "rede fora do ar"] mas na segurança de vôo [outro dia fiquei outras 2h no chão porque um radar qualquer estava fora do ar].

vamos viver estes incidentes por muito tempo, até que os sistemas de informação se tornem mais confiáveis [porque desenvolvidos sob normas de segurança e performance mais severas] e/ou mais resilientes, porque replicados de forma mais inteligente do que vemos hoje, aqui e mundo afora. até que isto aconteça, pode se preparar para "o sistema" atrapalhar sua vida. e muito mais do que vez por outra: com diz watts humphrey, "qualquer que seja seu negócio, em última análise sua empresa é uma empresa de software"…

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

por Silvio Meira
por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo