SILVIO MEIRA

um janeiro de tweets

neste janeiro o blog esteve de férias, entre toquinho [ouça aqui minha conversa sobre o lugar com fabíola cidral, na CBN], recife e chapada dos veadeiros, no norte de goiás, um daqueles lugares todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida. tenho muita sorte e este janeiro não foi minha primeira vez…

blogs são, cada vez mais, espaços para reflexões mais pensadas, longas e detalhadas; de férias, decidindo não achar muito tempo para tal, meu principal canal de interação foi o twitter, de onde escolhi uma frase por dia, para cada um dos dias do mês, que comento abaixo. boa leitura. amanhã começa fevereiro e o blog volta ao normal…

dia 1. 2011: quer saber qual é enredo do seu samba? http://listen.grooveshark.com/s/Enredo+Do+Meu+Samba/3g2HZE É FREVO! http://listen.grooveshark.com/s/Vassourinhas/2VQHNu SPOK detonando VASSOURINHAS!

este ano a festa da virada foi lá em casa mesmo; resolvemos arriscar e tocar uma trilha sonora direto da rede, como vai ser no futuro: nada de CDs, bases físicas da música do passado, ou MP3, intermediários da música do futuro. eu estou na banda dos que acham, e há muito tempo, que música [e vídeo] hão de ser serviços… e quem tocou a noite de ano lá em casa foi grooveshark. funcionou beleza. ouça a trilha aqui.

dia 2. itália passa a considerar youTube "uma estação de TV": http://www.repubblica.it/tecnologia/2010/12/31/news/agcom_equipara_youtube_alle_tv-10738254/ a interpretação está errada: quais são as consequências?

a itália –estes dias- anda mal das pernas; o governo de berlusconi está botando as mãos –entre várias outras coisas- pelos pés e esta decisão tem tudo pra dar errado: responsabilizar youTube pelo conteúdo inserido por usuários é o mesmo que atribuir ao fabricante de automóveis parte da culpa por todos os atropelamentos. se assim fosse, não haveria indústria automobilística. mas não há de ser nada; a terra que já se recuperou de idiotas completos como nero, elagabalus e caracalla vai sair desta também.

dia 3. no blog: na .IT, decidem que youTube "é TV"; no .BR, renasce o projeto azeredo [na câmara] e ele vai pra lá http://bit.ly/hajbbM

e aí eu saí das férias pra falar em mais detalhe da itália, isso porque o ex-senador azeredo assume um lugar na câmara, pra onde foi seu "projeto" de lei pra criminalizar a internet.BR. isso é um risco para o brasil, e todo cuidado é pouco; se deixarmos, é capaz do azeredo fazer youTube virar "TV" no brasil, também. vade retro!

dia 3.1. the moment the "net neutrality" debate began was the moment the net neutrality debate was lost http://shareable.net/blog/the-next-net • good point

dia 4 não rolou nenhum tweet; acho que o mar de toquinho estava bom demais pra isso. mas este, acima, também do dia tres, é pra gente tomar muito cuidado: ele alerta para o fato de que provavelmente perdemos –nós, usuários- o debate sobre a "neutralidade da rede" [a obrigatoriadade dos provedores de todos os tipos tratarem todos os fluxos de dados da mesma forma, sempre, em qualquer condição] desde que o tal debate começou. é bem capaz da gente já estar precisando –agora- criar novas alternativas de rede, para o futuro, que pareçam muito mais com a internet conceitual do passado que a atual, real, tocada pelas teles e grandes corporações.

dia 5. as metas do centenário: 100 megabit por segundo, para todos, em 2022 http://bit.ly/eQgijR > vai dar muito trabalho pra chegar lá

falando em rede, o governo brasileiro publicou, nos últimos dias do governo passado, as metas do [bi]centenário, coisas para serem feitas nos tres mandatos seguintes e serem cobradas em 2022. uma delas está no tweet acima. pra comparar, nos EUA a meta é disponibilidade de 100mbit/s para 90% da população. disponibilidade quer dizer que vai haver pra quem puder pagar; no brasil o termo usado no plano de metas é assegurar, no sentido de que todo mundo vai ter mesmo. por isso que a gente não cumpre os planos, aqui; a vasta maioria deles não é plano, é desejo, quase sonho.

dia 6. as 10 principais razões para o fracasso dos pequenos negócioshttp://yhoo.it/dZNgNs +1000 comentários na discussão!…

por que os pequenos negócios, inclusive de tecnologia, morrem? mais ainda, por que tantos morrem? seria possível reduzir esta taxa? como? este vai ser o principal assunto deste blog durante o mes de fevereiro…

dia 7. WEIBO, o "twitter chinês" tem 80+M usuários e ganha 10+M/meshttp://read.bi/dT2hyc • china vs resto do mundo: uma web dividida?

este é um problema cada vez mais real, por muitas razões. o caso da china é linguístico, cultural e político. inclusive de política industrial em todas as áreas, inclusive rede e web. mas o fato é que a balcanização da rede [por sistemas fechados como redes sociais do tipo facebook, por exemplo] nunca foi uma ameaça tão grande quanto parece neste começo de 2011.

dia 8. no blog » TVs se conectam [21% vendidas em 2010 já na web] e se tornam “smart” TVs http://bit.ly/ebJ46k #emRede #tudoÉsoftware

este blog vem dizendo, desde o começo dos tempos, que a TV digital interativa vem pela internet; é um sistema de informação pela web, da web. na web. daqui a pouco, a forma de se "ver" TV será dentro de um… browser.

dia 9. WARNING: all 637K @wikileaks followers are targets of US.gov subpoena against Twitter, under sec 2.B http://is.gd/koZIA #really?

parecia que wikiLeaks ia acabar o mundo como conhecíamos. principal e mais imediatamente o mundo diplomático. mas o que se viu até agora é parecido com a escândalo-escatologia da política brasileira: espalhada no tempo, gota a gota, a disseminação dos escândalos [aqui] e das indiscrições [lá] se torna lugar comum e passa a fazer parte da paisagem. ou não?…

dia 10. breve, as #cidades vao ter um "sistema operacional urbano"; hardware e software pra uma urbe #sustentável: http://living-planit.com/urbanos.htm

pode demorar, aqui no brasil pode demorar muito mais, mas é só questão de tempo: o caos urbano vai ter supervisão e controle, as cidades serão instrumentadas por sensores e atuadores, as ruas serão informatizadas e os carros, nelas, plataformas programáveis móveis. parece ficção? pode até parecer. mas alguém duvida que sensores nas encostas não nos dariam alertas dias [talvez semanas ou meses] antes de deslizamentos catastróficos como os que sofremos nas serras do rio?…

dia 11. há um ano, no blog: quem [ou o que] cria empresas "de tecnologia"? http://bit.ly/7OOCno dica: não é "tecnologia"; é muito mais

este tweet é um link para um post deste blog que, foi não foi, atrai atenção e discussão, especialmente no meio de [jovens] empreendedores de negócios intensivos em tecnologia. minha posição quase radical neste assunto é que tecnologia não é o principal valor associado a empresas ou empreendedores "de tecnologia"; clique no link para ver o que é…

dia 12. #mySpace demite [mais] 47% dos colaboradores • http://money.cnn.com/2011/01/11/technology/myspace_layoffs/index.htm • será que vai rolar algum dia com #faceBook e #twitter?

o sentimento geral no ambiente de negócios de redes sociais é que mySpace venceu, também; mas "venceu antes". e este "antes" aconteceu antes [!] de se ter massa crítica e modelo de negócios para redes sociais numa escala que gerasse o interesse de investidores e lucros capazes de torná-lo sustentável. parece que faceBook já passou desse ponto e também parece que twitter ainda não chegou lá. vai ver, assim como youTube virou parte de google, twitter é comprado por e vira parte da statusfera de faceBook. será?…

dia 13. RT @porto_digital: 2 incubadas do @porto_digital selecionadas para a @CampuspartyBRA 2011. Parabéns @paguesemfila e @codemedia_ !

este tweet nos leva de volta ao do dia 11; a galera do @paguesemfila ganhou um dos desafios da #cpbr 2011, incluindo dinheiro e consultoria. seu grande desafio, agora, vai ser encontrar um modelo de negócios viável para seu empreendimento, além de uma cadeia de valor de investimentos que os transforme num grande negócio. à época da #cpbr, eu disse que todo nerd é um empreendedor nato e escrevi, na FSP, que os nerds precisam se tornar "entreprenerds". vá ver o porque de cada coisa clicando nos links acima…

dia 14. #pesca #criminosa, sul de #pernambuco: presa em rede, tartaruga não resiste e morre na praia. #sigh http://twitpic.com/3q0dfr

um monte de pequenas tragédias como esta, em todos os mares e praias do mundo, envolvendo tartarugas, tubarões e toda a vida marinha vai deixar um legado horroroso para as próximas gerações. minha impressão é que nossa geração não vai ficar bem na foto da história destes tempos.

dia 15. PREMIO #FazDiferenca ECONOMIA d’O Globo http://glo.bo/iiYgEZ • é de todos brasileiros que inovam e empreendem • simbora BRASIL!

descobri que havia ganho o prêmio #FazDiferenca d’O Globo na categoria economia; obrigado a todos que votaram e meu tweet acima resume meus sentimentos: não é fácil [ainda!…] inovar e empreender no brasil; por isso que compartilho a distinção do júri e do jornal com todos os que, todos os dias, tentam mudar o estado de coisas de suas vidas, seus empregos, negócios, cidades, estados, do brasil. o futuro não espera; vamos todos atrás dele tão eficaz e eficientemente quanto seja possível, porque o que está acontecendo agora é que estamos perdendo muitas janelas de oportunidade quase que por não tentarmos…

dia 16. eric hobsbawn on… marx, capitalism, the meaning of life, the universe and everything: http://www.guardian.co.uk/books/2011/jan/16/eric-hobsbawm-tristram-hunt-marx?mobile-redirect=false #theAnswerIs42

aos 93 de idade e lançando mais um livro, hobsbawn é sempre uma voz a ser ouvida, mesmo que para discordar. vá ler.

dia 17. há DOIS anos, no blog: "a internet em 2020, parte 1: MOBILIDADE" > http://bit.ly/eGn9qZ #históriaDoFuturoPróximo

primeiro de uma série [veja o link para todos neste link] sobre o futuro próximo da internet, a partir de um estudo do pew internet project. é sempre interessante ver, pouco tempo depois [dois anos, neste caso] o que a gente disse e escreveu, ali atrás, sobre como seria o futuro. machado de assis disse uma vez que "o futuro nunca se engana". nós sim. e muito, na maioria das vezes…

dia 18. CAOS informacional instalado no/pelo INEP não é mero acaso: são muitos anos de descaso e politicagem > http://glo.bo/5A0MQn

se o ENEM não foi lá estas coisas [e sempre me parece que o que se publicou é muito menos do que o que se sabe… e que se saberia muito mais com muito pouca investigação adicional…] o SISU, então, ganhou todas as medalhas no seu campeonato particular, que não era de performance de sistemas de informação. no link acima é para a minha coluna BITS da NOITE no cbn noite total e a conversa sobre o INEP, em particular, está neste link. vá ouvir. e tomara que a mesma coisa que aconteceu o ano passado e este ano não aconteça, de novo, no ano que vem…

dia 18.1. CEM ideias e formas muito SIMPLES e BARATAS para se tornar mais CRIATIVO no seu trabalho > http://www.ideachampions.com/weblogs/archives/2009/06/post_7.shtml TENTE a #57!…

o dia 19 falava do tal estudo sobre o futuro da internet de novo… sobre as interfaces [e experiência de uso] neste link. pra compensar, um outro link que revisito vez por outra, com uma lista de 100 formas e ideias de trabalhar [ou viver] de forma mais criativa. não dê o assunto encerrado nesta lista, crie a sua própria e a modifique sempre que for necessário. você não vai se arrepender…

dia 20. só 6% das empresas interage com seus usuários e consumidores em redes sociais http://www.socialtimes.com/2011/01/94-of-companies-do-not-use-social-media-for-user-feedback/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter muito pouco, ainda…

isso é muito pouco mesmo; a quase totalidade dos negócios ainda não está nem conseguindo entender o que está acontecendo nas redes sociais e o que isso tem a ver com seus produtos e serviços. este blog tem uma série de textos focando corporações e redes sociais neste link. são quase dez textos sobre o assunto e, se você anda pensando em redes sociais e [ou nas] empresas… vá ler.

dia 20.1. ESTUDO: 59% dos kids de 2-5 anos sabe jogar um GAME; "só" 52% sabe andar de bike http://jrsmith.blog.avg.com/2011/01/kids-learning-computer-skills-before-life-skills.html #sinaisDosTempos

acho que passei muito tempo na rede dia 20… e este estudo aqui, apesar de não me surpreender, é mesmo um sinal dos tempos. muito provavelmente, em um passado nem tão remoto [depois da disseminação do palito de fósforo…] deve ter havido um sentimento, por um tempo, de que "mais crianças sabem acender fogo com fósforo do que a partir de princípios básicos". normal, absolutamente normal. mas o fato é que, nestes nossos tempos, está começando um novo futuro. vivo fosse karl valentin, certamente repetiria sua frase famosa… "o futuro era melhor no passado". não, não era…

dia 20.2. UAU! eric schmidt é "demitido" de google e larry page vira CEO >http://read.bi/huWB12 será que page consegue tocar o barco?…

se eu não estivesse de férias teria escrito um looongo texto sobre isso aqui. até porque schmidt "fora" do triunvirato de google está sendo tratado por muitos como o começo do fim do império romano… ali depois de 180DC. segundo o próprio, os "meninos" não precisam mais de supervisão de "adultos" e ele, eric, tem mais o que fazer lá em cima, na arena da política e lobby nacional e global. pra mim, schmidt foi promovido pro lado, como sempre acontece com líderes que passam muito tempo no cargo e começam, por uma ou outra ou muitas razões a não mais "liderar seus liderados". é certamente o fim de uma era e larry page tem um ano para mostrar a que veio. estamos na escuta…

dia 21. a new generation of malware will mine social networks for people’s private patterns of behaviour and then… http://arxiv.org/abs/1010.1028

esperado. previsível. óbvio. simples assim. vem aí o social data mining do mal. e note que uma das formas de rentabilizar as redes social é vender social data para mining… então… é só esperar.

dia 22.

não rolou nada em @srlm no dia 22. estávamos arrumando as malas pra chapada dos veadeiros. se você ainda não foi, programe-se.

dia 23. "alone together" [with "sobots"] http://mobile.nytimes.com/2011/01/23/books/review/Lehrer-t.xml • estamos esquecendo uns aos outros e nos abandonando à tecnologia? será?

há quem diga que as tecnologias "sociais" estão nos deixando menos humanos. eu discordo, pois as tecnologias são resultado de ações humanas e seus usos, idem. que os comportamentos estão mudando… é fato indiscutível. mas igualar mudanças de comportamento ao "fim" da humanidade é demais. tem gente precisando ler mais da história da tecnologia [e seus usos] antes de escrever sobre, literalmente, tudo e todos.

dia 24. iPad já tem 7% das vendas globais de «PCs»; indivíduos são «novos drivers» das corporações: http://read.bi/fuPuzD • alow, $MSFT!

na verdade, o resumo, postado no tweet, já diz tudo. a apple e "armdroid" estão tomando o mercado de informatização pessoal de assalto rápido e o universo WINTEL não tem uma resposta tão rápida e precisa quanto necessário. talvez seja simples assim. ou não. a microsoft tem muito dinheiro e gente em casa e não é, nem de longe, um pato manco. mas precisa fazer algumas mudanças muito radicais nos próximos 1.000 dias, senão…

dia 25.1. direto das manifestações populares no egito, tunísia e líbano, o newsBlog.guardian: http://www.guardian.co.uk/global/blog/2011/jan/25/middleeast-tunisia #manifestantesConectados

dia 25.2. BBC: protestos no CAIRO contra ditadura mubarak foram articulados pelo facebook e coordenados pela web móvelhttp://bbc.in/ebrEOb

dia 25.3. RT @link_estadao Irã cria polícia dedicada ao controle da internet http://ow.ly/3JQuy //deve ser coisa dos "azeredos" de lá…

os estados autoritários do passado controlavam e amordaçavam a –literalmente- imprensa e os novos tiranos fazem o mesmo com a internet. pouco tempo depois destes tweets, uma meia dúzia de telefonemas "desligou" a internet egípcia e isolou o país do tráfego mundial de dados. simples assim. aqui pra nós… você sabe quantas ligações seriam necessárias para "desligar" o brasil?… cinco!

mais hora, menos hora, vai chegar a hora da verdade no irã. bote ou tire tempo, o povo sempre consegue o que quer. pode levar décadas ou séculos, mas o final está escrito há tempos. os "azeredos" sempre perdem…

dia 26. lago no rio preto, no canyon 2 do parque nacional da chapada dos veadeiros http://yfrog.com/h3bnrkrj #altoParaíso

esta foto fica a 5.5km de caminhada dentro do PNCV, um lugar mágico mais de 250 ao norte de brasília, onde os mosquitos parecem não ter qualquer noção de civilidade e acham que quem passa é comida em estado puro. assim que me senti. lá, no meio do mato e pedras, à beira d’água, havia cobertura banda larga e a foto do lago [clique!] foi postada na hora, ao tempo em que rolava um skype, respondia vários emeios e resolvia problemas da agenda que rola a partir de amanhã. mesmo o paraíso está em rede. sério.

dia 27. quem não inova em casa, compra: quem está comprando quem?http://tcrn.ch/hO3a0z » e porque a #MSFT não anda comprando ninguém?

volte para o dia 24… e pense: no lugar de ballmer, o que você faria?

dia 28. vale da lua, alto paraiso » http://yfrog.com/h7edlpaj » modelo usado para manutenção de vias urbanas pela prefeitura de #RECIFE

pelo visto nos comentários do twitter, não só no #RECIFE; apareceu gente de norte a sul do brasil dizendo que lá onde estavam o modelo era o mesmo. este parece ser o estado de coisas em boa parte das cidades brasileiras de qualquer tamanho. um de meus velhos professores costumava dizer que "a diferença entre a civilização e a barbárie é a manutenção". no caminho entre brasília e alto paraíso, a GO118 não está na primeira categoria…

dia 29. PAC.CHINA: R$500 bilhões para criar megalópole de 42 milhões habitantes no delta do rio das pérolas http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/china/8278315/China-to-create-largest-mega-city-in-the-world-with-42-million-people.html #CAOS?

o mundo pode até ser plano, mas a china não acredita nisso e vai construir, mesmo que de forma radical e artificial, picos. este blog falou sobre o assunto nos links… http://bit.ly/d5GIxV, http://bit.ly/dzw2gs e http://bit.ly/brsjB3 e é muito interessante, no mínimo, comparar o desenho da china com a nossa falta de estratégia para coisas absolutamente básicas como aeroportos, pistas de aeroportos e, pelo que tenho visto em aeroportos vários do brasil nos últimos meses, escadas para descer dos aviões quando os poucos fingers [dos aeroportos que os têm…] estão ocupados. que a china pode e até estar errada ao tentar construir teralópolis como estas, pode ser; mas que aqui, certas horas, dá um sentimento de #fail… lá isso dá.

dia 30. google: "organização da informação" ou de spam?http://wapo.st/h5VMwV • será que spammers vão dominar as redes sociais também?

volte para o dia 20. o desafio de google é muito maior do que parece. se sua utilidade começar a ser questionada comparativamente aos resultados obtidos em redes sociais [como mostra o link acima] e de forma sistemática, o modelo de negócios, lá, estará seriamente ameaçado. google é uma máquina programável e muita gente aprendeu a programá-la na última década. agora é ver como manter um mínimo de sanidade nos seus resultados, antes que seja tarde.

dia 31. comprovado: meditar meia hora por dia aumenta a densidade de matéria pensante do seu [e do meu] cérebro http://www.iftf.org/node/3730

taí uma coisa que todo mundo deveria fazer todo dia. as chances são de que teríamos um mundo, se não muito melhor, mais equilibrado. se você está chegando perto de um koyaanisqatsi pessoal, é hora de pensar em passar um tempo na chapada dos veadeiros tentando reencontrar o mundo ao seu redor com a preciosa ajuda de samvara bodewig. não perca nem mais um minuto. vá lá.

Outros posts

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [XII]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [xi]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [x]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [ix]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [vi]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [v]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [iv]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

chatGPT: cria ou destrói trabalho?

O potencial de relevância e impacto inovador de transformadores [veja A Grande Transformação dos Transformadores, em bit.ly/3iou4aO e ChatGPT is everywhere. Here’s where it came

A Grande Transformação dos Transformadores

Um transformador, na lembrança popular, era [ainda é] a série de filmes [Transformers, bit.ly/3Qp97cu] onde objetos inanimados, inconscientes e -só por acaso- alienígenas, que existiam

Começou o Governo. Cadê a Estratégia?

Estamos em 02/01/2023. Ontem foram as posses e os discursos. Hoje começam a trabalhar um novo Presidente da República, dezenas de ministros e ainda serão

23 anotações sobre 2023 [xxiii]

Este é o 23° de uma série de textos sobre o que pode acontecer, ou se tornar digno de nota, nos próximos meses e poucos

23 anotações sobre 2023 [xxii]

Este é o 22° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xxi]

Este é o 21° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xx]

Este é o 20° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xix]

Este é o 19° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xviii]

Este é o 18° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xvii]

Este é o 17° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xvi]

Este é o 16° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xv]

Este é o 15° de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [xiv]

Este é o décimo quarto de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se

23 anotações sobre 2023 [xiii]

Este é o décimo terceiro de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se

23 anotações sobre 2023 [xii]

Este é o décimo segundo de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se

23 anotações sobre 2023 [xi]

Este é o décimo primeiro de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se

23 anotações sobre 2023 [x]

Este é o décimo de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [ix]

Este é o nono de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [viii]

Este é o oitavo de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [vii]

Este é o sétimo de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [vi]

Este é o sexto de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [v]

Este é o quinto de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [iv]

Este é o quarto de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [iii]

Este é o terceiro de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [ii]

Este é o segundo de uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar

23 anotações sobre 2023 [i]

Esta é uma série de textos curtos, de uns poucos parágrafos e alguns links, sobre o que pode acontecer, ou se tornar digno de nota,

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [ii]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

Efeitos de Rede e Ecossistemas Figitais [i]

Uma série, aqui no blog [o primeiro texto está em… bit.ly/3zkj5EE, o segundo em bit.ly/3sWWI4E, o terceiro em bit.ly/3ycYbX6, o quarto em… bit.ly/3ycyDtd, o quinto

O Metaverso, Discado [4]

Este é o quarto post de uma série dedicada ao metaverso. É muito melhor começar lendo o primeiro [aqui: bit.ly/3yTWa3g], que tem um link pro

O Metaverso, Discado [3]

Este é o terceiro post de uma série dedicada ao metaverso. É muito melhor começar lendo o primeiro [aqui: bit.ly/3yTWa3g], que tem um link pro

O Metaverso, Discado [2]

Este é o segundo post de uma série dedicada ao metaverso. É muito melhor ler o primeiro [aqui: bit.ly/3yTWa3g] antes de começar a ler este aqui. Se puder, vá lá, e volte aqui.

O Metaverso, Discado [1]

O metaverso vai começar “discado”. E isso é bom. Porque significa que vai ser criado e acontecer paulatinamente. Não vai rolar um big bang vindo

chega de reuniões

um ESTUDO de 20 empresas dos setores automotivo, metalúrgico, elétrico, químico e embalagens mostra que comportamentos disfuncionais em REUNIÕES [como fugir do tema, reclamar, criticar…

Definindo “o” Metaverso

Imagine o FUTEBOL no METAVERSO: dois times, A e B, jogam nos SEUS estádios, com SUAS bolas e SUAS torcidas. As BOLAS, cada uma num

Rupturas, atuais e futuras,
no Ensino Superior

Comparando as faculdades com outras organizações na sociedade,percebe-se que sua peculiaridade mais notável não é seu produto,mas a extensão em que são operadas por amadores.

O que é Estratégia?

A primeira edição do Tractatus Logico-Philosophicus [TLP] foi publicada há exatos 100 anos, no Annalen der Naturphilosophie, Leipzig, em 1921. Foi o único livro de

O Brasil Tem Futuro?

Uma das fases mais perigosas e certamente mais danosas para analisar e|ou entender o nosso país é a de que “O Brasil é o país

Os Velhos Envelopes, Digitais

Acho que o último envelope que eu recebi e não era um boleto data da década de 1990, salvo uma ou outra exceção, de alguém

Houston, nós temos um problema…

Este texto é uma transcrição editada de uma intervenção no debate “De 1822 a 2022 passando por 1922 e imaginando 2122: o salto [?] da

Pessoas, Games, Gamers, Cavalos…

Cartas de Pokémon voltaram à moda na pandemia e os preços foram para a estratosfera. Uma Charizard holográfica, da primeira edição, vale dezenas de milhares

As Redes e os Currais Algorítmicos

Estudos ainda limitados[1] sobre política e sociedade mostram que a cisão entre centro [ou equilíbrio] e anarquia [ou caos] é tão relevante quanto a divisão

O Trabalho, em Transição

Trabalho e emprego globais estão sob grande impacto da pandemia e da transformação digital da economia, em que a primeira é o contexto indesejado que

O ano do Carnaval que não houve

Dois mil e vinte e um será, para sempre, o ano do Carnaval que não houve. Quem sentirá na alma são os brincantes para quem

Rede, Agentes Intermediários e Democracia

Imagine um provedor de infraestrutura e serviços de informação tomando a decisão de não trabalhar para “um cliente incapaz de identificar e remover conteúdo que

21 anotações sobre 2021

1 pode até aparecer, no seu calendário, que o ano que vem é 2021. mas não: é 2025. a aceleração causada por covid19, segundo múltiplas

A Humanidade, em Rede

Redes. Pessoas, do mundo inteiro, colaborando. Dados, de milhares de laboratórios, hospitais, centros de pesquisa e sistemas de saúde, online, abertos, analisados por sistemas escritos

tecnologia e[m] crises

tecnologia, no discurso e entendimento contemporâneo, é o mesmo que tecnologias da informação e comunicação, TICs. não deveria ser, até porque uma ponte de concreto

o que aconteceu
no TSE ontem?

PELA PRIMEIRA VEZ em muitos anos, o BRASIL teve a impressão de que alguma coisa poderia estar errada no seu processo eleitoral, e isso aconteceu

CRIAR um TEMPO
para o FUTURO

em tempos de troca de era, há uma clara percepção de que o tempo se torna mais escasso. porque além de tudo o que fazíamos

Duas Tendências Irreversíveis, Agora

O futuro não acontece de repente, todo de uma vez. O futuro é criado, paulatinamente, por sinais vindos de lá mesmo, do futuro, por caminhos

futuro: negócios e
pessoas, figitais

em tempos de grandes crises, o futuro, às vezes mais do que o presente, é o centro das preocupações das pessoas, famílias, grupos, empresas e

bom senso & saber

uma pergunta que já deve ter passado pela cabeça de muita gente é… o que é o bom senso, e como é que a gente

uma TESE são “só” 5 coisas…

…e uma dissertação e um trabalho de conclusão de curso, também. este post nasceu de um thread no meu twitter, sumarizando perguntas que, durante a

os novos NORMAIS serão FIGITAIS

há muitas empresas achando que… “agora que COVID19 está passando, bora esquecer essa coisa de DIGITAL e trazer os clientes de volta pras lojas”… enquanto

Novas Formas de Pensar em Tempos Incertos

O HOMO SAPIENS anatomicamente moderno tem ceca de 200.000 anos. Há provas de que tínhamos amplo controle do fogo -talvez “a” tecnologia fundadora da humanidade-

Efeitos não biológicos de COVID19

A PARTIR do que já sabemos, quais os impactos e efeitos de médio e longo prazo da pandemia?… O que dizem as pesquisas, não sobre

APRENDER EM VELOCIDADE DE CRISE

TODOS OS NEGÓCIOS estiveram sob gigantesca pressão para fazer DUAS COISAS nas últimas semanas, quando cinco décadas de um processo de transformação digital que vinha,

UM ANTIVÍRUS para a HUMANIDADE

SARS-COV-2 é só um dos milhares de coronavírus que a ciência estima existir, ínfima parte dos 1,7 milhões de vírus desconhecidos que os modelos matemáticos

Mundo Injusto, Algoritmos Justos?

Se um sistema afeta a vida das pessoas, exige-se que seu comportamento seja justo. Pelo menos no que costumamos chamar de civilização. Ser justo é

Das nuvens, também chovem dados

Há uns meses, falamos de Três Leis da Era Digital, inspiradas nos princípios de Asimov para a Robótica. As Leis eram… 1ª: Deve-se proteger os

As Três Leis da Era Digital

Há setenta e oito anos, Isaac Asimov publicava a primeira versão do que todos conhecem como as Três Leis da Robótica[1]. A Primeira diz que

o apocalipse digital…

…segundo silvio meira, capítulo 55, versículo 2019, parágrafos 1 a 8. escrito em plena sexta-feira 13, num dos grupos de inovação [corporativa] mais animados e

por uma educação
“sem” distância

Uma versão editada do texto abaixo foi publicada no ESTADÃO em 28/08/2019, quando ninguém tinha a menor ideia de que toda a educação do país

uma classe para o brasil

este texto tem origem numa discussão [em grupos de zap, que depois se tornaram mesas de bar…] sobre o protagonismo do brasil em um particular cenário

os EUA, imitando Taperoá?

lá em 2009, ainda nos tempos de terra magazine [que foi um dos melhores repositórios de textos e debates da web brasileira, assim como o

Brasil, o país onde o futuro passa batido

“O futuro passa batido nas grandes rodadas de decisão sobre o país. Passamos um monte de tempo, aqui, decidindo o passado…” [Texto integral de entrevista

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.