estudo realizado nos estados unidos [em 2007] descobriu que quase 50% dos adolescentes americanos envia mensagens de texto enquanto dirige. cerca de 40% dos consultados concorda que mandar e ler torpedos na direção é uma distração muito grande… mas continua mandando mensagens de texto enquanto dirige.
o estudo, que entrevistou 900 adolescentes em 26 escolas nos eua, põe DWT [driving while texting, que seria algo como DMT, ou dirigir mandando torpedos, em português] na mesma classe de risco de guiar alcoolizado. e uma outra pesquisa, da harris interactive, descobriu que 66% dos adultos lê mensagens de texto ou emeio enquanto dirigindo e 57% envia emeios e texto na direção. e isso quando, ao mesmo tempo, 91% dos adultos consultados concordou que DMT é uma ameaça muito grande.
combinando os dois resultados: o que se aprende e faz na adolescência é normalmente reforçado na idade adulta. mesmo que seja perigoso e ainda que a percepção de risco aumente. quem "sabe" e está "acostumado" a fazer acha que é imune ao risco.
algumas cidades e estados americanos e países, mundo afora, estão proibindo DMT e multando quem for pego, no ato, entre US$200 e US$2.000. mais a coisa é uma praga mundial, a ponto de já haver sinais de trânsito aconselhando as pessoas a "não DMT". quase como sempre, não há dados para o brasil. seria interessante descobrir o que acontece por aqui.
no mundo, parece que as coisas vão piorar. uma outra pesquisa, recente e feita pela orange com 17.000 pessoas em 30 países, revela que SMS está se tornando coisa de antigamente. a presença cada vez maior de serviços de mensagens instantâneas nos celulares [como IM, AIM e agregadores de serviços como fring] está diminuindo o número de mensagens de texto que as pessoas enviam [em cerca de 50%, para quem tem IM no celular], em favor de situações mais interativas como as criadas ao redor de IM. e isso significa ainda mais atenção destinada ao celular do que ao mundo ao redor. as conseqüências são previsíveis.