pra quem está empreendendo [ou tentando entender] alguma coisa de web 2.0 no brasil, vale a pena ver o que aconteceu no debate sobre uma “bolha 2.0” na TiECON East, resumido por don dodge aqui. a parte final da conclusão?…
MacroMyopia, the tendency to overestimate the short term impact, and underestimate the long term results, is evident today. It is similar to the hype cycle; a period of early hype, followed by disillusionment, followed by real payoffs and impact. It happens in every business cycle. The question is, where are we now in the cycle?
onde estamos no ciclo? na web 1.0, o brasil entrou no jogo com um atraso de anos. quando entrou, foi logo antes da bolha. e foram poucos os investidores e empreendedores nacionais que conseguiram criar valor no longo prazo… porque a maioria dos investimentos apostava, como na conclusão de dodge, em retornos fantásticos no curto prazo. e os negócios de verdade são construídos no longo prazo.
vamos ver, desta vez, o que vai rolar por aqui. até agora, como se sabe, não aconteceu quase nada. o que é uma pena, pois há muita competência técnica e de negócios, descasada da capacidade de investimentos, também existente, que levaria os primeiros a criar valor de interesse dos últimos, dos clientes e da sociedade. pelo visto, estamos nos encontrando pouco, no brasil, pra falar de negócios 2.0…