não foi na copa da áfrica do sul, mas na robocup 2010 em cingapura: o time bahiaMR, nosso representante na categoria mixed reality [veja ambiente abaixo; clique na imagem para saber mais] da copa de futebol de robôs, trucidou portugal [na verdade o time FC portugal, das universidades de aveiro e porto], por um placar ainda mais vergonhoso do que nossos irmãos lusos infligiram à coréia do norte.
os resultados parciais estão neste link. até ontem, o time baiano havia ganho duas [de portugal e dos alemães do osna-BE!, da universidade de osnabrück, por 10 a 4] e perdido uma partida [por 4 a 1] para o WF wolves, melhor time na categoria até agora, da universidade de ostfalia, na alemanha, cujos craques MR aparecem na imagem abaixo.
o bahiaMR está em segundo na classificação das eliminatórias e, de acordo com nosso “correspondente” marco simões, o WF wolves… é a equipe que tem apresentado o melhor desempenho até o momento, mas estamos esperançosos de melhorar o ajuste fino do time para vencê-los nas semifinais ou finais, caso possamos confirmar o bom desempenho nos próximos dias e garantir a classificação.
estamos na torcida. ainda segundo marcos… o pessoal da FEI, que está competindo na categoria small size, não havia “jogado” ainda, e acha que vai ter problemas… pois [eles] não conseguiram testar o robô novo antes da viagem e os testes terão que ser feitos durante a competição. ou seja, vai ser jogo e treino ao mesmo tempo; boa sorte à galera da FEI mesmo assim.
os times 2D e 3D da bahia perderam todas, até aqui; veja os resultados nesta tabela. os resultados da categoria MR, onde parece que temos chance, estão neste link.
abaixo, o ambiente de competição: galera do bahiaMR programando até o último minuto da competicão. como trata-se de um embate entre algoritmos e suas implementações, acaba ganhando quem sustentar a onda de permamente invenção, descoberta, inovação e evolução até a hora de entrar em campo.
como são todos contra todos, claro que não são só nossos baianos programando até a hora do pontapé inicial; abaixo, um alguém tentando descobrir exatamente que bit entortar para ganhar, talvez, mais precisão nos chutes da categoria humanóides.
finalmente, robô de campeonato de futebol parece com técnico [ruim] de seleção brasileira e esquenta –literalmente- a cabeça; na foto abaixo [todas desta série são cortesia de marco simões] um robô nem tão famoso assim sendo resfriado por um ventilador no intervalo de um treino, para não fundir, de vez, a cuca. ainda bem, para os times da robocup, que ainda faltam quarenta anos pra 2050…
para saber mais, veja os outros textos recentes do blog sobre a robocup 2010 aqui, aqui, aqui e aqui. neste outro link, veja um texto do guardian sobre a robocup deste ano. e até nossa próxima “reportagem” sobre a robocup 2010.