umas poucas coisas que ando usando pra sair pela web: pra ver o que está acontecendo no twitter, twitscoop; abaixo, a tag cloud das 23h da terça. legal pra vc saber o que está rolando sem ter que ir lá e ler um monte de coisas. por sinal, quem foi leroi moore?…
se você usa firefox, e quer criar contexto, receber recomendações [sobre a página que está lendo, a partir de um número de blogs assinados a priori e outros que escolhidos por você] e ainda por cima permitir tweet diretamente a partir da página no seu browser e em relação a ela… pense em blogrovr.
blogrovr é mais uma tentativa de fazer direito o que nunca deu certo na web: recomendar informação de forma que realmente ajude [ao invés de atrapalhar, por excesso e imprecisão] o trabalho de quem já está tentando achar uma agulha no palheiro da web. tá começando bem; pra se sustentar, tem que melhorar [acho que consegue] e achar um modelo de negócios [sei não].
uma outra coisa que me chamou a atenção foi o lançamento, pela six apart, de conteúdo em seu domínio blogs.com [pense num domínio bom…], que estava vago há tempos. como a six apart está por trás de typePad e movable type, era de se esperar que fizessem a diferença ao usar blogs.com pra alguma coisa… mas lançaram, no endereço, um agregador de blogs, feito por editores humanos, com listas feitas por [entre outros] celebridades. sei não… pode ser, mas não acho que blogs.com vai fazer muita diferença.
diferença mesmo, hoje, fazem dois add-ons pra firefox. o primeiro é laterLoop, uma forma simples de guardar, on-line, os links que quero ver depois. ctrl-space e presto, posso passar em meu repositório pessoal de links, depois, e ir atrás do que deixei pro futuro, a partir de qualquer browser, incluindo o do meu celular. meus links, por sinal, são públicos. há um monte de coisas como esta, claro. que diferença laterLoop faz? é simples e confiável. e isso faz uma grande diferença.
por último, zotero. este é um caso à parte, que me foi apresentado por h. d. mabuse. zotero guarda páginas [com tags], salva documentos, cria bibliotecas, busca-enquanto-você-tecla, tá integrado com word, open office, com wordpress e outras ferramentas de blogging, é grátis e open source e vai permitir, da versão 1.5 pra frente, o compartilhamento de informação entre dois ou mais computadores [a biblioteca, hoje, é local]. funciona bem e está evoluindo muito bem e o modelo de negócios [pelo menos da versão local] tá resolvido. acho que vou ficar viciado nisso.
zotero também representa a tendência do browser como plataforma computacional e sistema operacional: o add-on tem 1.1 megaByte, o que é muuuito, mas ao mesmo tempo está passando a ser normal. vez por outra olho pro consumo de memória do meu firefox e a coisa tá tomando mais de 400 mega dos meus 4 giga; daqui a pouco vai ser absolutamente normal termos PCs com 16, 32 giga de memória, de sorte a permitir que os browsers usem seus 4 ou 8 giga de memória… será?