em carta deste sábado, dirigida a jerry yang e tornada pública no site da microsoft, steve ballmer desistiu, oficialmente, do processo de compra da companhia de sunnyvale.
na missiva, endereçada a “dear jerry“, ballmer envia toda sorte de sinais, incluindo uma abertura para os acionistas de yahoo! processarem a gestão da companhia [principalmente se as ações caírem de valor daqui pra frente] e um aviso aos órgãos reguladores americanos, quando diz que… [se yang aceitar alguma proposta de google] o par yahoo!+google se tornará um monopólio de fato na internet americana.
agora é esperar pra ver. muita gente achava que a compra de yahoo não ia dar certo mesmo, pois a microsoft não queria nada com a tecnologia da companhia, que a preza muito, e sim com seu público. e, público por público, redmond pode comprar a AOL, por bem menos do que os US$45B que propôs a yang. a AOL carrega quase a mesma audiência de yahoo! e especula-se que sairia por cerca de US$10B. pra dentro de casa, ballmer mandou a mensagem de que a vida continua.
quanto a yahoo!, a discussão passa a ser sobre o que a companhia vai tentar fazer, no futuro próximo, para continuar independente. se é que vai conseguir. parte da dúvida vai ser resolvida a partir de segunda, quando os mercados abrirem [clique no gráfico acima pra saber o que andava rolando…]. os acionistas de yahoo, muitos dos quais estavam na esperança de um acordo com a microsoft, podem mandar uma mensagem muito negativa à decisão da administração. e jerry yang & co. podem ter que, muito em breve, rebolar pra sobreviver.