SILVIO MEIRA

o blog em 2009: tá tudo aqui

se você clicar neste link ou numa das imagens abaixo, vai pegar um .pdf de todo o conteúdo do blog dia a dia, bit a bit de janeiro a dezembro de 2009.

tudo continua aqui, online, no terra, claro [ou por enquanto], é só clicar em smeira.blog.terra.com.br que você cai… aqui. mas faz tempo que eu escrevo na rede, desde o fim da década de 80 do século passado, e a maior parte das coisas que fiz sumiu. sites morrem, endereços desaparecem, backups deixam de ser feitos, enfim, pense no que pode destruir um texto digital e isso vai acontecer a algum –ou todos- os seus. tenho desde o caso da NO., que sumiu na íntegra [e onde se pode chegar a partir deste volume] ao G1, de onde meu conteúdo sumiu depois de um rearranjo qualquer, passando por vários outros.

aí eu decidi que guardaria, pra minha referência futura, o que escrevo. não é nem que haja tanta gente interessada em ler; mas vez por outra me pego pensando onde foi que escrevi isso ou aquilo e não sei mais. e tenho que refazer; depois de refeito, descubro o que era e onde está. coisas da idade, talvez.

e um ou outro leitor acaba me pedindo um texto disso ou daquilo e, desorganizado que sou, não -nunca- encontro. é por isso que juntar toda a produção do ano no blog do TERRA serve pelo menos para eu saber o que foi que eu publiquei aqui… em 2009.

este .pdf vai ser replicado nos meus vários laptops, desktops, servidores, usb drives e no meu dropbox, estando provavelmente fadado a nunca mais desaparecer. esta é a ideia.

image

nas quatrocentos e sessenta e tantas páginas [e mais de setecentos e oitenta mil caracteres] você vai achar textos sobre a vida digital, do ponto de vista social, econômico, cultural, político, filosófico… de inovação, criatividade, empreendedorismo, modelos de negócio… menos do ponto de vista essencialmente tecnológico.

apesar de meu trabalho como professor da UFPE e cientista-chefe do C.E.S.A.R, a ideia do blog é falar para quem não está interessado em discutir os bits da vida digital, mas seu dia a dia. aí dentro estão uma série inteira sobre a internet em 2020, outra sobre profissões e regulamentação [e as profissões de informática nisso tudo], uma sobre robótica e seu impacto em nossas vidas, no futuro próximo, e uma outra sobre o futuro próximo da mobilidade.

olhando aqui do blog, 2009 não foi um ano tão ruim como poderia ter sido. e todo mundo -inclusive eu- acha que 2010 vai ser muito melhor. mas eu sou desconfiado e nunca ganhei nada num sorteio, apesar de participar de muitos. pra ser melhor mesmo, inclusive e principalmente no mundo e na vida digitais, onde tudo acontece muito mais rápido do que no resto da vida real, vai ser preciso trabalhar muito.

é o que desejo a todos. um 2010 de muitas oportunidades e trabalho, pra que cada um possa desenvolver suas competências e encontrar sua sorte. isso: a gente encontra a sorte com uma probabilidade muito maior à medida que se torna mais competente e trabalha muito mais.

abaixo, o tag cloud de 2009 no blog, feito por wordle.net. clique pra pegar o .pdf. e boa leitura.

image

Outros posts

japão: celular vira banco

a humanidade se constituiu através de virtuais, segundo pierre lévy. na opinião do filósofo, os três virtuais fundamentais seriam a linguagem, que virtualiza o presente,

Houston, nós temos um problema…

Este texto é uma transcrição editada de uma intervenção no debate “De 1822 a 2022 passando por 1922 e imaginando 2122: o salto [?] da

redes sociais: como prever adoção?

Duas entidades são estruturalmente equivalentes se elas se conectam a outras entidades da mesma forma em redes sociais. se você faz parte de uma rede

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.