SILVIO MEIRA

o que é mesmo um “game”?

fui ver, hoje, um debate entre giordano cabral e h. d. mabuse na torre malakoff, em recife, parte do projeto observa & toca, que tá rolando por aqui no feriado. a conversa era sobre arte & games e a influência de um em outro.

image

por obra do apresentador ter desaparecido, acabei na mesa, como mediador de uma muito interessante conversa entre um dos maiores especialistas em música e games do brasil [giordano é doutor em computação, músico e sócio do startup do porto digital musigames que, óbvio, faz jogos musicais] e um dos mais instigantes designers nacionais [mabuse, diretor de design do c.e.s.a.r, tá sempre pensando de alguma forma ortogonal ao que todo mundo está fazendo]. o resultado da minha presença por lá é um conjunto de tweets da conversa dos dois [vá lá ver]. e este post aqui.

isso porque a conversa me lembrou de um debate de dois anos atrás, citado no meu “velho” blog

aleks krotoski [do guardian] aponta para ren reynolds [do terranova], numa animada e muito comentada discussão sobre o que, afinal, é um jogo "eletrônico" [ou computer game]. definição de reynolds…

A computer game is a game where at least some of the bounds of game-acts are essentially controlled by information technology.

não gostou? dê, então, a sua definição.

e a pergunta volta, hoje, ainda com mais força, quando estamos migrando de wii para jogos portáteis cada vez mais sofisticados, para interfaces como o projeto natal, para realidade aumentada… levando a jogos que vão parecer a vida. a vida real, claro.

lá, neste mundo imersivo que já estamos construindo agora, onde a separação entre a realidade e simulação é e será cada vez menor, o que vai ser mesmo, um “game”, um jogo computacional?…

porque jogo, natural, a vida já é.

ah, sim: se você não gostou da definição de reynolds [minha tradução: um jogo computacional é um jogo no qual pelo menos alguns dos processos e interações são realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação], por que não dá uma definição, sua, nos comentários?…

clicando na figura abaixo, você vai para a página do throat detonator, um dos jogos da musigames… que tem uma versão grátis para o iPhone. bom jogo.

image

Outros posts

robôs no palco: e aí, shakespeare?

A universidade de osaka, no japão, tem um projeto no mínimo curioso, o de robôs no teatro. em duas peças curtas dirigidas por oriza hirata,

o dedo diz a idade…

você vai apertar a campainha e usa qual dedo? se for o indicador, você quase certamente tem mais de trinta anos de idade. porque os

educação empreendedora: 1

passou janeiro, nem parece que começou o ano… até porque o carnaval vai ser lá em março, quase perto do são joão, mas tem gente,

100 mega, 120+ canais, 59.99…

…euros, em portugal, em quatro operadoras diferentes, à sua escolha. e se você achar pouco, pode contratar 400 megabit por segundo a 91.99 euros [incluindo

Silvio Meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do PortoDigital.org

contato@tds.company

Rua da Guia, 217, Porto Digital Recife.

tds.company
somos um negócio de levar negócios para o futuro, nosso objetivo é apoiar a transformação de negócios nascentes e legados nas jornadas de transição entre o presente analógico e o futuro digital.

strateegia
é uma plataforma colaborativa de estratégia digital para adaptação, evolução e transformação de negócios analógicos em plataformas e ecossistemas digitais, desenvolvido ao longo de mais de uma década de experiência no mercado e muitas na academia.