por Silvio Meira

um mapa mundi…

u

…de relações humanas. como? assim: crie uma infraestrutura que permita que quase 10% da população da terra se conecte, virtual e livremente. depois, faça um mapa destas conexões. data? dezembro de 2010. taí:

image

agora chegue mais perto, trazendo o brasil mais pro centro, e…

image

…olhe ainda mais perto pra ver que…

image

…ainda não estamos tão conectados [usando a tal infra, que é facebook]entre nós quanto chile, paraguai, uruguai e argentina entre eles, mas a coisa tá pegando no sudeste… e olha a densidade de links que sai do nordeste para a… europa:

image

e, sobre nosso último post [falando de como, depois de facebook ter passado orkut na índia, orkut ficou isolado no brasil…], olhe pra cobertura quase total de facebook no subcontinente…

image

…observando também que a maior parte da conectividade das redes sociais é local e não global. estamos nos tornando globalmente conectados mas, muito mais, melhor conectados localmente. e isso é bom, pois quer dizer que as redes sociais virtuais podem ser um poderoso instrumento de formação e evolução de comunidades geograficamente conexas, para elicitação, compartilhamento e resolução de seus problemas locais.

dados, dados, montes de dados. e descoberta de conhecimento neles. o blog falou disso aqui. se o walmart gera 167 vezes o volume de dados da biblioteca do congresso dos EUA por hora… e isso nos caixas, com a lista de quantas fraldas e cervejas você comprou, quantos cliques por hora dão os 600 milhões de usuários de facebook, que em poucos dias transformaram cityVille de um nada em um jogo comunitário de 20 milhões de usuários?…

image

experimentação, simulação, codificação, ciclo de vida de formas de ver o mundo, de muitas formas, mas, principalmente, através da mediação dos “códigos”, dos algoritmos que [flusser!], ao redor, condicionam, quase de uma vez por todas, nossa forma de criar e experimentar a realidade.

falando em algoritmos, se você quiser ver como o mapa foi feito, por um estagiário de facebook, é só clicar neste link. boa leitura e até a próxima.

Sobre o autor

Silvio Meira

silvio meira é cientista-chefe da TDS.company, professor extraordinário da CESAR.school e presidente do conselho do portodigital.org

6 comentário

por Silvio Meira

Pela Rede

silvio meira é PROFESSOR EXTRAORDINÁRIO da cesar.school, PROFESSOR EMÉRITO do CENTRO DE INFORMÁTICA da UFPE, RECIFE e CIENTISTA-CHEFE, The Digital Strategy Company. é fundador e presidente do conselho de administração do PORTO DIGITAL. silvio é professor titular aposentado do centro de informática da ufpe, fundou [em 1996] e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R, centro de estudos e sistemas avançados do recife até 2014. foi fellow e faculty associate do berkman center, harvard university, de 2012 a 2015 e professor associado da escola de direito da FGV-RIO, de 2014 a 2017.

Silvio no Twitter

Arquivo